Sobre os APNs

O Aventureiros por Natureza - RN (ApN-RN) originalmente é uma comunidade do orkut criada para ser um ponto de encontro para viajantes do Rio Grande do Norte e do resto Brasil. Uma comunidade para pessoas que curtem ecoturismo, esportes de aventura ou simplesmente viajar com uma mochila nas costas para trilhar os caminhos do RN e do Mundo, marcar viagens, acampamentos, trilhas e trocar dicas e experiência.

A idéia de ter um canal, um meio de comunicação, para reunir pessoas que curtem viajar, fazer trilhar e esportes de aventura no Rio Grande do Norte, surgiu tempos antes mesmo criação do Orkut, entre 2002 e 2003. Na época, André Mota participava de um fórum de discussão do site Mochila Brasil, o www.mochileros.com, e lá mesmo iniciou uma tentativa de encontrar pessoas com mesmos objetivos e espírito aventureiro estado do Rio Grande do Norte. Em um tópico criado pelo André, o 'Mochileiros do RN', praticamente só tinha ele mesmo (utilizando o “nickname" 'TheSpirit') e Rômulo Murdock (então conhecido por 'demolidor2099') como freqüentadores. 

Nesse mesmo tópico, algum tempo depois, ainda viria aparecer o Oswalter. Dentre diversos tópicos do site, um de São Paulo se destacava: o “Radicais Livres” (RL), nome também do grupo formado a partir do mesmo site. Ao passar um período em São Paulo, o criador do ApN-RN pôde participar deste grupo paulista e comprovar que não só como é possível organizar viagens e trilhas pela internet como esta metodologia funcionava muito bem. A idéia/proposta do RL era interessante: escolher um destino e juntar uma galera disposta a embarcar na viagem, tudo organizado no fórum. Assim, nasceu a idéia de criar algo semelhante com o pessoal do RN. Contudo, o site mochileiros.com era carente de pessoas do estado do RN.

Por sorte, nesta mesma época um site de relacionamento acabava de “explodir” no Brasil: o Orkut. Logo, André entrou para o mundo do orkut e abriu um primeiro tópico na comunidade “Natal” do orkut, então intitulado, “MOCHILEIROS...TRILHAS...BIKE...AVENTURA!”.

Nesse tópico (MOCHILEIROS...TRILHAS...BIKE...AVENTURA) surgiram os primeiros membros, Black, Vladimir e Léo. Mesmo com poucos interessados no tópico (na época eram 3 dentre 3000 membros da comunidade 'Natal'), nasceu dali a proposta da comunidade. Foi sugerido, por Léo, a criação da comunidade com o nome “Esportes de Aventura – Natal”, mas para que pudesse ser um nome que não só que identificasse o estilo da comunidade mais também fosse o nome do grupo que, em conseqüência da criação da comunidade, seria formado, foi sugerido por André e aprovado por todos o nome "Aventureiros por Natureza - RN". A idéia do nome “Aventureiros por Natureza” veio a partir do filme “Assassinos por Natureza”, com o propósito de associar o “por Natureza” tanto ao espírito de aventura presente na pessoa como a algo relativo à própria natureza (meio ambiente), às atividades outdoor. O “RN” acrescido ao nome foi para regionalizar (especificar) o grupo e facilitar as buscas por comunidades relacionadas.

Com a criação da comunidade Aventureiros por Natureza-RN (no dia 14 de outubro de 2004), foram surgindo os primeiros membros e, apenas um mês depois, um grupo de 11 “ApNs” (como são chamados os membros ativos da comunidade) fizeram sua primeira aventura: trilha e rapel na Pedra da Boca-PB. Os primeiros membros da comunidade que participaram da primeira viagem, considerados os membros fundadores, foram: André, Black, Léo, Paulo, Gisele, Kalyanne, Nanda, Alex e Daniel; além dos convidados Orlandil e Juliana, que logo após a viagem entraram para comunidade. Com o passar do tempo, a cada viagem, foram aparecendo diversas figuras que marcaram (e ainda marcam) o grupo, contribuindo para seu sucesso.

Pesquisar este blog